Reiki - Karuna Reiki


REIKI - KARUNA REIKI



Willian Lee Rand
OBSERVAÇÃO: Karuna Reiki é marca registrada por William Lee Rand

Terapeutas e Mestres de Reiki em todo o planeta, constatam que com o seu trabalho diário com o sistema Reiki, se vão fundindo com a própria Luz da Fonte (que o mesmo sistema preconiza veicular), e nessa sensação de união, sentem que podem aprofundar conscientemente a sua ligação à Fonte do Reiki.
O sistema Karuna é específico para facilitar o aprofundamento dessa ligação através de uma cura profunda (a que o sistema Karuna abre portas), e consequentemente expansão dos seus quocientes de luz. Devido ao elevado grau vibracional a que abre portas, consideramos o sistema Karuna, como o passo ideal na evolução do trabalho com o Reiki. Um passo importante rumo à cura, à abertura e à expansão do coração compassivo do praticante. E porque as diferentes frequências vibracionais deste sistema são elevadas, requer-se que quem deseja ser iniciado em Karuna, tenha já recebido a sintonização com a vibração do Reiki II. Desta forma, o usufruto das vibrações da Karuna torna-se mais consciente, sendo a sua integração e expansão, também mais facilitada.

Ser iniciado no sistema Karuna, tem implicado em muitos casos, um sentimento de "finalmente estar no caminho, a cumprir a missão maior desta vida", uma sensação de liberdade misturada com uma forte segurança que advém da ligação ao Todo, uma descristalização e expansão das raízes para que a copa da árvore se expanda duma forma bem sustentada, uma abertura da Karuna interior, com consequente religação dessa microkaruna à macrokaruna Universal.

SIGNIFICADO DE KARUNA:
Karuna é uma palavra oriunda da "mãe" das línguas indo-europeias (o sânscrito), que significa compaixão. Compaixão é uma das virtudes e forças que iluminam o caminho da ascensão, tornando linear e transparente, a rede aparentemente caótica desenhada pelos papeis que cada Ser desempenha, ao serviço da evolução do Todo. 

Pessoas iluminadas, santos e outros indivíduos, têm afirmado ao longo dos tempos, aquilo que hoje em dia, nesta Nova Era, se torna cada vez mais evidente: todos os seres são apenas um só.
Com base nesta evidência, facilmente se entende que quando ajudamos os outros no seu processo de cura, ou quando nos tornamos a nós próprios, todos os seres são beneficiados - incluindo o nosso lar comum, a Terra.
Como precioso auxílio nos processos de cura, os Seres Compassivos (Anjos, Arcanjos, Mestres Ascensionados e outros), ajudam no fluxo de uma quantidade ilimitada de Luz da Fonte na nossa direção. Mas nem todos estamos despertos para receber essa Luz, nem todos estamos conscientes da existência e das potencialidades da mesma. É nesta sequência, que surgem sistemas de cura e desenvolvimento humano como o Karuna; para nos religarmos conscientemente às vibrações de Luz e Amor da Fonte e usarmos essa Energia para a nossa cura e iluminação.
Para facilitar esta religação consciente, trabalha-se com símbolos que representam as vibrações de cura da Fonte e que funcionam como uma ponte, não só para a Fonte, mas também para os Seres Compassivos do Universo (que ajudam a veicular a Luz); faz-se também uso de diversos métodos de tratamento (presenciais e à distância), e de diversas meditações de sintonia que auxiliam o praticante de Karuna a abrir e a expandir duma forma consciente, o seu coração compassivo.

KARUNA REIKI
O Karuna Reiki está sendo considerado na América do Norte e na Europa como o complemento eficaz do Reiki. A técnica foi desenvolvida e devidamente registrada pelo "The International Center for Reiki Training", em Michigan - USA, fundado e dirigido pelo Mestre William Lee Rand. A técnica apresenta 9 eficientes símbolos que atuam inclusive nos corpos mais sutis do ser humano (corpos superiores da aura). Sendo assim, é uma técnica de evolução espiritual através do afloramento do amor incondicional, da compaixão, humildade e tolerância. A técnica está disponível somente para reikianos devidamente sintonizados nos Níveis 1 e 2 do Reiki.

SÍMBOLOS - Karuna I




ZONAR -  O Zonar trabalha a nível celular, dissolvendo traumas (como por exemplo abusos infantis, físicos, emocionais ou psicológicos), bem como as memórias celulares que deles resultam. Consequentemente trabalha também ao nível dos padrões energéticos gerados por esses traumas. O Zonar pode ajudar também, na libertação de traumas de vidas passadas e no karma associado aos mesmos, podendo também trabalhar em planos interdimensionais (noutras dimensões de existência), nomeadamente com experiências em outros planetas ou entre vidas.


HALU - O Halu é uma amplificação do Zonar, trabalhando a cura em níveis ainda mais profundos. Com o equilíbrio que proporciona, o Halu afasta energias dissonantes e medos que nos impedem de ter uma consciência clara e plena. A grande aplicação do Halu, é dissolução de padrões negativos da mente, inconsciente, causadoras de bloqueios energéticos que se cristalizam posteriormente no corpo físico e que são utilizados com frequência para vivermos na ilusão e na desresponsabilização dos nossos atos e de tudo o que nos acontece. A dissolução destes padrões negativos ajuda a romper ou destruir ilusões e negações que não nos permitem viver na Verdade. O Halu também trabalha na cura do Eu Sombra. O Eu Sombra é a parte de nós que se aloja na mente subconsciente e que é composta por traços de personalidade ou experiências que negamos, que acreditamos ser ou catalogamos como inaceitáveis e que são, geralmente, estigmatizadas socialmente, A negação desta parte de nós provoca a projeção, o julgamento dos outros, por vermos inconscientemente neles essas partes escondidas de nós. Ao trabalhar sobre o "Eu Sombra", o Halu permite-nos viver mais a nossa Verdade.


HARTH - O Harth tem como papel principal o desenvolvimento da ação compassiva, uma das facetas mais importantes da vida espiritual. O Harth desenvolve a motivação para a ação compassiva curando o chakra do coração e fazendo com que a sabedoria que dele aflora fique disponível para nos guiar em todas as nossas ações. Antes de mais, o Harth ajuda-nos na cura profunda do nosso coração, aperfeiçoando o trabalho iniciado com o Reiki, no sentido de sentirmos por nós próprios o amor incondicional. Só depois seremos capazes de amar os outros incondicionalmente, praticando ações amorosas e compassivas sem qualquer sacrifício pessoal, mas pelo contrário, experimentando uma imensa alegria e uma benção indescritível.


RAMA - O Rama é um harmonizador e curador dos chakras inferiores (Básico, Umbilical, Plexo Solar), e permite uma maior ligação com a Terra. Ao equilibrar os chakras inferiores o Rama permite, que os chakras superiores manifestem as suas consciências elevadas no plano físico, criando equilíbrio entre os chakras superiores e inferiores. Harmonizar a energia dos chakras inferiores, permite que a pessoa se liberte dos problemas com eles relacionados. Como por exemplo, medos existenciais, medo da morte, impaciência, dependência, insegurança, instabilidade, pressa de viver e viver para ter, atitude agressiva ou violenta, submissão, pacifismo extremo, etc.
O Rama liberta-nos também do medo do insucesso, fortificando o nosso propósito espiritual na Terra, bem como a fazermos uso da orientação divina no nosso dia-a-dia. O Rama cria também determinação e firmeza, ajudando-nos a dar o primeiro passo e a prosseguirmos os nossos projetos, transmitindo a firmeza necessária para nos mantermos focalizados até à sua conclusão.

SÍMBOLOS - Karuna II

GNOSA - Tal como o Harth, é um dos símbolos principais do sistema Karuna, visto que proporciona a ligação à Lua da Fonte associada ao conhecimento divino e compreensão intuitiva. O Gnosa proporciona uma ligação mais forte à nossa essência verdadeira e consequentemente facilita a abertura das portas dos registros akáshicos, para podermos "espreitar" aquilo que for necessário para o nosso crescimento, podendo por conseguinte, ser utilizado nas Terapias de Regressão. Mesmo não utilizando terapias de regressão, o Gnosa penetra profundamente nos registros akáshicos e liberta dores emocionais ou físicas atuais, através do reconhecimento da verdadeira causa de determinado sofrimento, de forma a proporcionar uma cura completa e profunda. Uma das facetas mais compassivas do Gnosa abrange o reconhecimento e libertação de medos cristalizados nas sub-camadas da nossa personalidade, que nos impedem de reconhecer a nossa Verdade Divina, e a nossa Missão Maior na Terra.


KRYIA -  O Kryia focaliza-se na cura da Raça Humana e nas manifestações físicas. Proporciona uma ligação mais estreita com o Coração da Terra, tratando as raízes que nos ligam ao Planeta: as ligações e relações com os nossos pais e restantes antepassados, com os nossos diversos círculos de relacionamentos, com o nosso país, com os animais, com a natureza, com o Ser Humano e com a Terra em geral. Ao auxiliar no nosso enraizamento, ajuda-nos a remover bloqueios energéticos que impedem o livre fluir da Energia Ki em pontos que nos permitem constatar e avaliar o peso e a importância relativa das nossas prioridades, decisões e ações. O Kryia liberta-nos do medo da ação, proporciona-nos o equilíbrio necessário para definirmos as nossas prioridades mais claramente para nos podermos focalizar na nossa Missão Maior na Terra.


IAVA - O Iava ajuda-nos a seguir  o plano maior da alma nesta vida, sem as influências negativas dos nossos círculos de relacionamentos e da sociedade em geral. Ajuda-nos a encontrarmo-nos conosco próprios, co a lua do nosso âmago mais profundo, a Luz verdadeira. Uma vez encontrada essa Luz, o Iava ajuda-nos a fazer com que ela se expanda, apoiando-nos na vivência das qualidades divinas da nossa essência duma forma consciente e plena. O Iava ajuda-nos também a resgatar o nosso poder pessoal e a curar co-dependências permitindo-nos a libertação de pactos ou sentidos de responsabilidade doentios que possamos ter com as pessoas que nos são mais chegadas.


SHANTI - O Shanti ajuda-nos a relaxar, a permitir a nossa integração com o fluxo divino e a permitir que tudo à nossa volta esteja bem porque deve ser assim mesmo. Tal como a chave para aprender a nadar é perder o medo da água, da mesma forma, o Shanti liberta-nos dos medos que nos impedem de viver realmente em perfeita paz. O Shanti cria assim confiança na vida, sintonizando-nos com o seu fluxo, pois curando o passado, cria harmonia no presente e liberta o futuro.