Shiatsu



SHIATSU

O que é Shiatsu e qual sua origem


O shiatsu consiste em pressionar determinados pontos chamados tsubos que formam linhas ou canais de energia pelo corpo. Esses canais são chamados meridianos e se relacionam com os órgãos intenos. A energia vital que flui por esses canais ou meridianos é chamada Ki, em japonês, ou Chi em chinês.
Shiatsu literalmente significa pressão com os dedos "shi" significa dedos e "atsu" significa pressão ou contato. O shiatsu tem a finalidade de equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos. Na Medicina Oriental, a doença é uma estagnação do Ki, um bloqueio no fluxo do Ki, um desequilíbrio na energia da pessoa e uma das formas para restabelecer o fluxo do Ki é através do shiatsu.
Pressionando os pontos do meridiano o órgão irá produzir mais Ki para circular na área com energia estagnada ou com dor. O shiatsu é uma técnica terapêutica japonesa e faz parte da Medicina Oriental, teve sua origem na China.
A Tradicional Medicina Chinesa foi levada para o Japão aproximadamente no século X a.C., quando os chineses invadiram o Japão. O Tao Yinn, um sistema que pertencia a Tradicional Medicina Chinesa, que consistia de exercícios voltados para a saúde, combinavam auto-massagem e movimentos para desintoxicar e rejuvenescer. O Tao Yinn associado a outras técnicas deu origem a uma massagem chamada Anma, que por sua vez, deu origem ao shiatsu.
No século XX, terapeutas japoneses desenvolveram o shiatsu de uma forma terapêutica profissional entre os mais destacados, Tokujiro Namikoshi e Shizuto Masunaga. Desde a década de 50 o shiatsu foi reconhecido pelo governo japonês como terapia. É reconhecido pelo Ministério da Saúde do Japão como "uma forma de manipulação que visa corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas". O shiatsu se tornou mais conhecido na Europa e Estados Unidos na década de 70 e, no Brasil, o shiatsu veio através dos imigrantes japoneses ficando restrito à colônia nipônica e só em 1980 se tornou mais divulgado.