segunda-feira, 9 de abril de 2012

Respiração - Fonte da vida




RESPIRAÇÃO - FONTE DA VIDA


FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO

Ventilação pulmonar


A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.

A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões


Transporte de gases respiratórios
O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina.

Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar (processo chamado hematose).

Respirar bem é viver
Respirar é um mecanismo natural do corpo humano que leva o oxigênio através do ar até os pulmões onde será distribuído para todo o sangue. Conseqüentemente aparelhos, órgãos e célula por célula do corpo, alimentando-o, vitalizando e desintoxicando, por isso o oxigênio é mais importante que qualquer outro alimento. A oxigenação do sangue também evita a acidez que na medicina ortomolecular é denominada de radicais livres, extremamente nocivos para a saúde e um dos maiores causadores da doença. O homem pode ficar vários dias sem se alimentar e não mais que alguns segundos sem respirar, isto porque sem oxigênio as células morrem, conseqüentemente o corpo perde a vida e morre também. Um organismo saudável depende do oxigênio existente nele, isto quer dizer que uma quantidade inadequada pode gerar doenças das mais simples como uma dor de cabeça até um câncer.

Como respirar corretamente
Observe um recém nascido respirando: Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada. Infelizmente o homem vai perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que ele armou (consciente ou inconscientemente) para sua própria vida. Com isso, vai tendo respirações cada vez mais curtas, chegando a colocar no seu pulmão a quantidade mínima necessária do ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão. Isso pode ser comprovado facilmente: Experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: Inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando por 4 segundos. Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo. Se sentir tontura, escurecimento de vista ou qualquer outra reação anormal é porque o seu pulmão e o corpo perderam a capacidade de receber o oxigênio, isto porque respira rápido e superficialmente. Então, se não tomar providências cabíveis estará criando doenças em breve. Para reverter o quadro é só praticar estes exercícios 1 a 2 vezes ao dia.


Benefícios da respiração

Uma boa respiração favorece todo o corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc., melhorando: – Prisão de ventre. – Circulação sangüínea. – Memória, estimulando o aqui e agora que é a capacidade de viver no presente, sem pensar no futuro nem passado, ou melhor, vai lhe ensinar a viver em meditação, atento aos pensamentos para não serem inúteis, negativos e com isso reprogramar a mente para o que deseja, podendo desfazer o negativo, estimular o lado espiritual, viver no bem pensar, bem agir e até curando a si e o outro de uma doença qualquer, sem importar a distância (precisamos exercitar). – Regenera células, estimula a energia vital, ajudando a desintoxicar e curar o corpo. – Acalma, relaxa. – Suaviza as dores do parto. – Experimente fazer exercícios respiratórios quando estiver com fome. Você vai se sentir bem e perder a fome mostrando que a respiração alimenta, A uma arma poderosa quando fazemos o jejum. É uma arma poderosa para a Saúde Integral.

Onde encontramos um bom ar
É importante respirar ar puro, perto de árvores, quanto maior a vegetação melhor porque são as plantas que liberam o oxigênio para a atmosfera. De preferência ficar longe das estradas, porque o tráfego de carros, faz liberar tóxicos para nosso organismo que muitas vezes levam a vida inteira e não conseguem ser eliminados, trazendo grande prejuízo para o ser humano, principalmente o fígado e o sangue. Pesquisas feitas no Centro Médico em Haifa revelam que motoristas e cobradores de ônibus são mais propensos a ter câncer de pulmão mesmo sem ser fumantes e por isso os carros vão pagar pedágio mesmo dentro da cidade. O ar poluído deve ser evitado, sejam de fábricas, carros (nas cidades grandes existem órgãos encarregados de medir este ar), queimas de lixo, pneus, jornais, plásticos e principalmente dos cigarros, fazendo você virar um fumante passivo e correr riscos. Evite ambientes fechados não só onde há aglomerações de pessoas mas também em lugares privativos.

Abra as janelas de sua casa
Se possível dia e noite, deixe o AR entrar. Cortinas, carpetes, tapetes são focos de pó e ácaros, deixando o ar poluído, prejudicando qualquer pessoa, mesmo que seja imperceptível. A PELE, O SEGUNDO PULMÃO Respira-se não só pelo pulmão, mas também pela pele, então um pulmão sobrecarregado irá refletir na pele que pode estar ressecada, com alergias, furúnculos etc.. É necessário para a saúde que o corpo fique nu durante determinado período do dia para que este receba o oxigênio pela pele e com isso queimar o monóxido de carbono, liberando o gás carbônico que é altamente tóxico. As roupas devem ser de algodão, folgadas, nunca roupas apertadas, sintéticas, principalmente as de lycra tão cobiçadas mais nocivas para a saúde, porque impede a respiração normal da pele.

Respirar e renascer
O Renascimento é uma técnica de respiração muito poderosa onde vai acontecer uma super-oxigenação cerebral e com isto a pessoa submetida ao processo vai entrar num estado alterado de consciência e assim liberar seus bloqueios, podendo dissolver dores, traumas, mágoas, ressentimentos e outros sentimentos qualquer que esteja impedindo o seu caminhar pela vida. A experiência tem comprovado que fazer 12 sessões desta respiração equivale muitas vezes a dez anos de terapia. O Renascimento vai reverter tendências negativas mentais e físicas, podendo restabelecer os padrões naturais da respiração que foram desaprendidos devido ao estresse, insatisfação, incompreensão, traumas de infância, desamor pela vida, etc.. Cada sessão é diferente e emocionante porque nunca se sabe o que vai eliminar, muitas vezes a pessoa está pensando em curar uma dificuldade, um problema (desafios da vida) sério, mas por detrás dele existe outro mais sério ainda que não tinha sido captado e no final são dissolvidos os dois e é neste momento que alguns conseguem descobrir sua verdadeira missão que é fundamental para o caminho espiritual, a verdadeira razão de estar neste planeta. Algumas pessoas não devem experimentar a técnica como menores de 16 anos, grávidas, pessoas que apresentem sintomas de epilepsia ou doenças similares e ainda dificuldade cardíaca. A técnica é simples, mas não é recomendado fazer sozinho sem orientação de um terapeuta competente e experiente, isto porque os imprevistos acontecem e sem uma boa orientação, o praticante pode ser altamente prejudicado. Como toda terapia alguns sentem resistências a crescer e se conhecer, daí seu inconsciente se encarrega de criar as dificuldades como falta de tempo, medos, impedimentos na hora de sair, enfim a mente humana é muito fértil. As sessões são mais benéficas em grupo porque uma dificuldade de um dos membros pode estimular os outros a agirem. Faz-se um pacto antes de iniciar o processo onde todos se comprometem em ser honestos consigo mesmos, com os outros e não deixar escapar o que ali aconteceu. Se você se harmonizar com a técnica, vale a pena vivenciar, os resultados são surpreendentes.