sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DICIONÁRIO HOLÍSTICO




DICIONÁRIO HOLÍSTICO

Procurei criar neste espaço, um pequeno dicionário holístico, com a finalidade de poder colaborar para tirar algumas dúvidas a respeito de tais termos. Sempre que possível evitamos o linguajar técnico, dando preferência as expressões simples e diretas. A sequência esta em ordem alfabética.


ACONSELHAMENTO: Processo interativo, caracterizado por uma relação única entre Terapeuta e Cliente, levando este ao autoconhecimento e a mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns, comportamento, elaboração de realidades, incremento na capacidade de ser bem sucedido nas situações da vida, etc.

ACUPUNTURA: Técnica milenar que se utiliza de estímulos em pontos do corpo capazes de despertar recursos de harmonização psicofísica. Tradicionalmente são aplicados agulhas para a estimulação, mas hoje em dia estão sendo substituídas por estímulos luminosos ( Cromopuntura e Laserterapia ), ou sonoros ( Audiopuntura ) nos pontos.

ALIMENTOTERAPIA : O uso selecionado de alimentos, ou da combinação correta destes como remédios para os mais diversos desequilíbrios, e para a manutenção da saúde.

ANTROPOSÓFICA : Embasada nas teorias do místico Rudolf Steiner, faz uso da Homeopatia, Fitoterapia, Massagens e outras técnicas.

APITERAPIA : Uso terapêutico dos produtos da Apicultura ( criação de abelhas ), tais como mel, própolis, e etc.

AROMATERAPIA : Uma variante da Fitoterapia, onde princípios ativos das plantas, chamados óleos essenciais, são usados como remédios e estímulos para despertar nossos recursos interiores, sendo isto feito por meio da inalação de seus aromas ou por aplicação por óleos de massagens; raramente são utilizados via oral.

ARQUÉTIPO : São padrões ou motivos universais que emanam do inconsciente coletivo, que foram incorporados por experiências reiteradas coletivas e significativas da humanidade. Irrepresentáveis em si mesmos, constatamos seus efeitos quando se manifestam na consciência como imagens e idéias aquetípicas, ou seja, os símbolos ( melhor expressão possível para algo essencialmente desconhecido ). Arquétipos e símbolos são opostos complementares. O primeiro representa o passado, o segundo representa a cultura, o adquirido, o individual.

ARTES DIVINATÓRIAS : Métodos populares de adivinhação, tais como Astrologia, Numerologia, Tarot, I ching, Búzios, Runas e similares. Podem ser utilizados terapeuticamente como auxiliar na avaliação do quadro do cliente, ou como forma de estimular-lhe a intuição e o pensamento não linear.

ARTES MARCIAIS : Disciplinas como Kung Fu, Judô, Karatê, dentre outras, as quais aliam princípios filosóficos, técnicas respiratórias, e movimentos específicos, capazes de promover o equilíbrio psicofísico.

ARTETERAPIA : Uso de técnicas artísticas como pintura, dança, música, teatro, como método terapêutico, capaz de promover saúde, criatividade, e todo potencial interior.

AURICULORETAPIA : Tida como uma variante da Acupuntura, onde os estímulos são aplicados em pontos da orelha, na verdade. é uma ciência mais próxima da Reflexologia. Muito popular devido ao seu alto grau de eficiência e segurança, possui variantes como a  Calatonia Auricular, onde a meta é o despertar maior da autoconsciência.

BIOENERGÉTICA : Terapia neo-reichiana, desenvolvida por Alexander Lowen.

CALATONIA : Técnica especial de toques manuais sutis, geralmente nos pés, ou nas mãos, que visa não somente uma relaxação psico física, como também o despertar de material psíquico inconsciente para ser trabalhado em terapia.

CALATONIA AURICULAR : Técnica que associa os benefícios e recursos da Auriculoterapia com os da Calatonia.

CHAKRAS : Centros receptores e emissores de energia, segundo diversas correntes de pensamentos, em especial, as de origem Indiana. Os místicos observam no ser humano os chamados "corpos sutis", que são como que campos de energia a nossa volta, geralmente descritos como em número de sete.

CHINESA (TERAPIA/MEDICINA CHINESA) : Somatória de técnicas originárias da China, tais como Acupuntura, Massagens, Moxabustão, Fitoterapia, etc.

CHI-KUNG : Técnica respiratória e movimentos específicos, capazes de promover o equilíbrio psico físico, geralmente associada a prática do Tai-chi-chuan.

CRISTALOTERAPIA : Aplicações de cristais e pedras em centros energéticos específicos, buscando a harmonização global. As pedras são selecionadas de um modo geral, segundo as suas cores, às quais atribuem-se propriedades, ou ainda, de acordo com sua combinação química na chamada Litoterapia.

CROMOPUNTURA : Variação da Cromoterapia, com aplicação de luzes coloridas ou laser, em pontos da Acupuntura, em substituição às agulhas.

CROMOTERAPIA : Uso de cores adequadas como estímulos para a harmonização, sob as mais diversas formas, dentre elas, mentalização, pintura ambiente, roupas, alimentos, cristais e pedras coloridas, água sob a influência da cor dos vasilhames, além das conhecidas lâmpadas coloridas, hoje em dia substituídas por fibras óticas especiais, para "banhar" com cores o corpo todo, ou a região problemática, havendo uma tendência atual a aplicar-se em regiões energéticas chaves chamadas de chakras, ou em pontos de Acupuntura.

CURA PRÂNICA : Equilíbrio energético feito por meio de imposição das mãos.

ESTÉTICA INTEGRAL : Técnica onde além dos recursos esteticistas convencionais, o profissional faz uso de métodos naturalistas, tais como Acupuntura, Fitoterapia, Cromoterapia, Ressonância Biofotônica, além de aconselhamentos, despertando assim a beleza exterior e interior.

FITOTERAPIA : Uso de ervas medicinais sob diversas formas, tais como chás,. banhos, compressas, óleos, extratos, inalações, etc, visando não só o despertar da capacidade de auto cura, como também suprir a necessidade de certas substâncias que energias sutis que atuarão como princípios ativos para a harmonização psico física.

FLORAL (TERAPIA FLORAL) : Padrões de energias sutis extraídas de flores especiais conservadas em uma mistura líquida de água e conhaque (as vezes vinagre), sendo cada essência indicada para harmonizar um tipo de emoção específica, tais como: medo, angústia, tristeza, etc.. Não é nem homeopatia, nem alopatia, constituindo-se pois, num sistema à parte.

HIDROTERAPIA : Uso de banhos e imersões com recursos que variam entre duchas, hidromassagem com temperaturas específicas, solução de ervas e sais, e etc.

HOLÍSTICA : O cliente é abordado integralmente, ou seja, em seus aspectos físicos, psíquicos, ambientais, e cósmicos, e para tanto, faz-se uso de uma somatória de aconselhamentos e vivências com técnicas de intervenção corpórea. A palavra holístico, vem de Holos, que significa total.

I CHING : Livro milenar da sabedoria chinesa que procura retratar 64 situações arquetípicas da sua vida, suas combinações, e como otimizar a passagem por elas. Muito usado como forma de meditação, autoconhecimento, e arte divinatória.

INSIGHT : Termo utilizado na terapia junguiana e transpessoal - "lampejos" repentinos de uma consciência maior ( quer seja sob a forma de lembranças ou de imagens simbólicas a serem decifradas ) que possibilita aprender na forma de síntese uma série de fatores até então não compreendidos.

IRIDOLOGIA : Técnica de diagnóstico e avaliação por meio da análise da íris, normalmente registrada por fotografia ou por computador. A partir daí, seleciona-se qual o melhor método terapêutico a ser empregado, como a  Alimentoterapia, Fitoterapia, etc, observando-se os progressos por meio de periódicas análises iridológicas.

JIN SHIN JYUTSU : Técnica originada da tradição oral japonesa cuja proposta é proporcionar autoconhecimento, revitalização e harmonização por meio de toques sutis com as pontas dos dedos em pontos específicos do corpo.

LASERTERAPIA : Estímulos luminosos via laser ( tipo especial de luz, monocromática e de grande coerência ), quer como Cromoterapia, quer como um substituto às agulhas da Acupuntura.

MAGNOTERAPIA : Uso de ímãs como estímulo terapêutico, para os mais variados males, quer aplicados em regiões inteiras, ou em substituição às agulhas da Acupuntura.

MANTRAS : Sons especiais utilizados em diversas correntes espiritualistas, cuja entonação, leva o praticante a contatar com diversas qualidades universais, despertando-as em si mesmo.

MASSOTERAPIA : Toques aplicados pelo corpo, obtendo-se relaxação, equilíbrio energético, e até mesmo o aflorar de material psíquico reprimido. Existem incontestáveis técnicas, sendo as mais conhecidas o Tui-Na, o Shiatsu e o Do-In.

MERIDIANOS : São canais puramente eletromagnéticos, sem limitações materiais, embora algumas vezes coincidam com a musculatura, pelos quais se transmitem sinais eletromagnéticos, como os biogótons, e também partículas materiais. No campo holográfico de ondas biofotônicas, os meridianos são uma espécie de condutores privilegiados, "trilhas" por meio das quais as informações conseguem ser veiculadas da melhor maneira possível.

MITOLOGIA PESSOAL : Por meio de rituais, sonhos e exercícios de imaginação, essa técnica leva o cliente a descobrir sua história pessoal, libertando-o dos mitos da infância e da sociedade que até então, inconscientemente influenciavam seus padrões pessoais.

MOXABUSTÃO : Semelhante a Acupuntura, só que os pontos são estimulados pelo calor despendido da queima da erva chamada Artemísia, geralmente sob a forma de bastões ou de pequenos cones.

MUSICOTERAPIA : Uso da música e de sons para harmonização, obtendo-se tantos efeitos físicos quanto psíquicos. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupos.

NATUROTERAPIA : Somatória de técnicas, dentre as quais as mais comuns são Alimentoterapia, Fitoterapia, Iridologia, Acupuntura, Auriculoterapia, etc, buscando-se sempre trabalhar com os métodos mais naturais possíveis.

NEI - CHING : Milenar tratado terapêutico chinês que contém toda base teórica/filosófica de diversas técnicas de tratamento, tais como Acupuntura, Moxabustão, Massoterapia, Fitoterapia, análise de sonhos, entre outros.

NEUROLINGUÍSTICA : Tecnologia humana que leva o cliente a reconhecer e otimizar seus processos mentais, promovendo mudanças rápidas no quadro terapêutico.

OLIGOTERAPIA : Complementação e variação da Alimentoterapia e da Fitoterapia, que faz uso dos oligoelementos ( minerais, tais como zinco, cobre e etc.) especialmente preparados para absorção.

ORTOMOLECULAR : Uma nova versão da Naturopatia, que faz uso de produtos industrializados, tais como vitaminas e oligoelementos para manter ou restaurar a saúde.

PARAPSICOLOGIA : Linha terapêutica que trabalha especialmente os chamados fenômenos paranormais, tais como, desdobramento consciente (viagem astral), regressão a vidas passadas, possessão e similares.

PULSOLOGIA : Diagnose por meio da pulsação das condições psico-físico-energéticas, comumente usada na Acupuntura, Auriculoterapia e na Ressonância Biofotônica, sendo que nesta última verifica-se também as reações do pulso perante o contato com diversos estímulos, tais como alimentos, cores, ervas, etc, para uma melhor avaliação e para a seleção do método ideal para tratamento.

QUIROPATIA : Manipulação da coluna via toques rápidos e precisos, obtendo-se assim, não só a melhora local, como dos mais variados distúrbios, em especial os de caráter físico.

RADIESTESIA : Técnica de diagnóstico paranormal, onde se utiliza de instrumentos tais como um pêndulo e suas variantes para amplificar os movimentos inconscientes do profissional perante perguntas, regiões do corpo examinado, ou, até mesmo, a distância por fotos, objetos ou mapas de um local. Pela interpretação do movimento do instrumento, avalia-se os desequilíbrios energéticos do cliente ou do local, os quais serão harmonizados pelas mais variadas técnicas dentre as quais "passes magnéticos", Cromoterapia e Radiônica.

RADIÔNICA : Utiliza-se das energias das formas, tais como pirâmides, cristais, pilhas feitas pela sobreposição de diversos materiais (madeira, metais, etc.), visando o equilíbrio energético do cliente ou do local.

REFLEXOLOGIA : Diagnose e tratamento onde o corpo esta em seus mínimos detalhes representada numa zona específica de uma de suas partes, como por exemplo, nos pés, nas mãos e nas orelhas, sendo o trabalho feito por meio de massagens, ou da aplicação de estímulos tais como agulhas, imãs e cores.

REIKI : Equilíbrio energético feito através da imposição das mãos.

REIKIANO : Aquele que é iniciado/sintonizado na energia Reiki.

RELAXAMENTO : Vários métodos são utilizados para obtenção de uma relaxação muscular e psíquica, dentre eles a Massagem, a Musicoterapia, a Cromoterapia, a Cristaloterapia, a Acupuntura e a sugestão verbal.

RESSONÂNCIA BIOFOTÔNICA : Variante da Laserterapia, Cromopuntura e Cromoterapia, onde os estímulos luminosos são rítmicos e as frequências são selecionadas pelas reações percebidas no pulso do cliente, maximizando os resultados terapêuticos. Associados a esses recursos esta técnica utiliza ainda, aparelhos geradores de campos eletromagnéticos capazes de restabelecer o equilíbrio iônico e frequencial do ambiente.

SÍMBOLO : É a melhor expressão possível para designar algo desconhecido ou incapaz de ser descrito por palavras. Muitas vezes representado na forma de imagens ou sons, funciona como uma forma de linguagem do inconsciente expressa nos sonhos, nas artes, nos exercícios de imaginação ativa, dentre outras situações. Pode ter um significado individual ou coletivo.

SINCRONICIDADE : Teoria Junquiana da possibilidade de relação significativa, mas não causal entre eventos.

TAI-CHI-CHUAN : Arte marcial chinesa que alia gestos suaves e respirações especiais à filosofia oriental e, desse modo, promover o bem estar e a manutenção da saúde.

TAOÍSMO : Doutrina milenar baseada no Tao Te King ( O livro do Tao e sua virtude ), de Lao Tsé.

TERAPEUTA HOLÍSTICO : Atua como um catalizador da tendência natural ao auto equilíbrio do cliente, facilitando-o por meio de técnicas naturalistas, podendo inclusive, fazer uso de instrumentos e equipamentos não agressivos, além de produtos cuja comercialização seja livre, bem como orientar seus clientes através de aconselhamentos profissionais. O trabalho é realizado sempre sob o paradigma holístico, ou seja, o cliente é abordado sob todos os seus aspectos e, nesta área, é comum a existência de "especialistas", pois o correto é que o Terapeuta Holístico faça uso da somatória das mais diversas técnicas, pois cada caso é considerado único, e devemos ter a disposição os mais variados métodos para poder-se optar por aqueles com os quais o cliente tenha afinidade.

TRANSPESSOAL : A proposta é a transcendência dos limites da personalidade, conectando o cliente consigo mesmo, trazendo a consciência aspectos de seu "EU" profundo, integrando-se ainda com seu próprio corpo, sociedade e universo.

VENTOSAS : São estímulos benéficos em regiões chaves do corpo, realizados com a aplicação de campânulas de vidros, as quais, por vácuo, despertarão recursos dormentes e sugarão para a pele as toxinas.

VIVÊNCIAS : Realizadas individualmente ou em grupo, utiliza tanto da Terapia Corporal, quanto do relaxamento, como introdução a estados profundos de autoconsciência, e desse modo permitir o aflorar tanto de emoções reprimidas, lembranças traumáticas e sonhos ( para serem trabalhados na terapia ), quanto o despertar de uma sabedoria interior e intuitiva no cliente, capaz de orientá-lo na tomada de decisões ou até mesmo na resoluções de questões de saúde.

YOGATERAPIA : Uma série de posturas corporais específicas e padrões respiratórios especiais ministrado geralmente em grupo, para obtenção da harmonia, passando inclusive por estados alterados de consciência via meditação. As técnicas mais conhecidas de yoga são as indianas.