Gendai Reiki Ho


GENDAI REIKI HO



Gendai Reiki Ho é uma das formas originais do Reiki feito no Japão e por isso uma forma muito mais intuitiva e com fundamentos mentais e espirituais profundos. Gendai Reiki Ho (ou Reiki Gendai) transmite todas as técnicas japonesas tradicionais da mesma forma que Mikao Usui ensinava. O Reiki conhecido no ocidente veio direto da mestra Takata, que recebeu seu aprendizado direto do médico Hayashi. Este, por sua vez, criou sua própria metodologia, com aplicação e aprendizagem diferenciadas das do seu sensei (professor), o Mikao Usui.
O sistema tradicional Japonês é dividido em três níveis: 
1º Nível / Shoden - São ensinadas as seguintes técnicas: Gassho (meditação com as mãos unidas em prece), Reiji Ho (oração), Chiryo (tratamento), Kenyoku (banho seco), Joshin-Kokyuu-Ho (pranayama), Hesso-Chiryo-Ho (tratamento pelo umbigo), Byosen-Reikan-Ho (percepção da linha da doença), Koki-Ho (sopro), Gyoshi-Ho (Reiki pelos olhos), Tanden-Chiryo-Ho (purificação energética através do ponto Tanden), Shuchu-Reiki (Reiki em grupo), Ketsueki-Kokan-Ho (renovação do sangue), Hanshin-Kokan-Ho (renovação parcial do sangue), Zenshin-Kokan-Ho (renovação total do sangue), Reiki-Mawashi (Reiki em círculo), Jaki-Kin-Joka-Ho (cortar energia negativa), Renzoku-Reiki-Ho (Reiki em maratona).

 2º Nível / Okuden - São ensinadas as técnicas Hatsurei-Ho (emanar energia), Bushu-Chiryo-Ho (tratamento com massagem), Uchide-Chiryo-Ho (tratamento por percussão), Oshile-Chiryio-Ho (pressão com a ponta dos dedos), Enkaku-Chiryo-Ho (Reiki a distância), Seikaku-Zaizen-Ho (reprogramação mental).

3º Nível / Shimpiden - O aluno torna-se um professor (Shihan), aprende a fazer as iniciações e formar novos Reikianos.

O criador Sensei Doi Hiroshi é membro ativo da Usui Shiki Reiki Rioho Gakkai e presidente da Gendai Reiki Helaing Kiokai e foi iniciado pela Sensei Kimiko Koyama, a única presidenta da associação que o Sensei Usui fundou. Atualmente, Sensei Hiroshi Doi aborda as mesmas técnicas utilizadas na Usui Reiki Ryoho Gakkai, na Gendai Reki Healing Association, escola que preside, de uma forma bastante diferenciada do que é ensinado e praticado no ocidente.
Sensei Hiroshi Doi adota em sua metodologia o Reiki praticado na Usui Reiki Gakkai (Usui Reiki Ryoho), adaptando-o ao momento atual da sociedade japonesa, embora retenha a verdadeira essência e sentimentos dos ensinamentos de Sensei Usui, conforme aprendeu. Ele considera que hoje em dia as pessoas não se sentiriam confortáveis se tivessem que fazer cânticos diariamente e, por isto retirou esta prática do treinamento. As sintonizações dos diferentes níveis de Reiki são bastante diferentes das cerimônias praticadas no Reiki ocidental. Segundo Sensei Hiroshi Doi, Mikao Usui utilizava um processo denominado "Reiju". O Reiju pode ser oferecido pelo mestre ao aluno enquanto este medita, e pode ser aplicado diversas e repetidas vezes durante os encontros de Reiki. Os alunos novos recebem cópias das apostilas originais de Mikao Usui e também podem receber o título de Sensei ou Sihan que é professor em japonês dando uma continuidade a uma linhagem autenticamente japonesa. Sabendo que só a prática e o trabalho sério podem formar um bom professor e mestre.

OBSERVAÇÃO:  O Gendai Reiki Ho, tem como pré-requisito o Nível III do Usui Reiki