Florais de Bach


FLORAIS DE BACH




Gentian
Quando nos sentimos bem, realizados e felizes, estamos em equilíbrio com tudo, e conseguimos transmitir aos nossos familiares e amigos somente bons fluídos.
Porém. com os acontecimentos da vida, às vezes precisamos de um pouco de ajuda para alcançarmos este equilíbrio e seguirmos em frente. É nesse momento que os Florais de Bach podem ajudá-lo. Criados por um médico inglês nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a adiministrar as pressões emocionais do dia-a-dia.
Dr. Edward Bach
Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomado individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo. Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas. Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida. Edward Bach foi um médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador bem conhecido. Nasceu em 24 de setembro de 1886 em Moseley, Inglaterra. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um. Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi alí que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Center (O Centro de Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais), utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.
O Dr. Bach viu que eram os estados emocionais que originavam as doenças ou as agravavam. Assim ele dedicou-se a identificar as plantas que melhoravam e/ou corrigiam esses estados de espírito de forma a levar a pessoa a sentir-se melhor para que assim o seu corpo tivesse mais energia e capacidade para combater a doença.
Ele verificou que de nada adianta tratar o corpo sem tratar os estados de espírito da pessoa. Para tratar o corpo torna-se necessário que a pessoa modifique o seu estado de espírito em relação à doença e em relação à vida pois a doença não é mais do que o resultado da maneira como a pessoa vê e aceita o mundo à sua volta.


Assim, as essências florais do Dr. Bach, procuram melhorar os diversos estados de espírito e ajudar-nos a ver o mundo que nos rodeia de uma maneira mais positiva por forma a nos ajudar a evitar ou a combater doenças. Estas essências estimulam a capacidade que o corpo possui para se curar a si mesmo, através do equilíbrio das sensações negativas auxiliando a pessoa a ter mais autocontrolo, a sentir-se bem consigo mesma e a usufruir daquilo que a vida lhe oferece de bom. As essências Florais de Bach são únicas, simples de usar, não têm qualquer contra-indicação, não interferem com qualquer remédio convencional nem alternativo e podem ser tomados por qualquer pessoa, criança, animal ou planta - sim, elas também se beneficiam bastante.
Apesar dos seus êxitos ficou desiludido com a medicina ortodoxa que acabou por abandonar. A sua grande sensibilidade permitia-lhe sentir as energias transmitidas pelas flores através de um simples toque. Ele verificou que algumas tinham a capacidade de anular os sentimentos e sensações negativas e assim criou aquilo que hoje se conhece como os Florais de Bach.


MUITA ATENÇÃO: Floral é assunto sério. Uma essência escolhida em momento inadequado pode despertar conteúdos internos difíceis de lidar sem acompanhamento.
 

OS SETE GRUPOS DE ESSÊNCIAS DO DR. BACH
O Dr. Bach, dividiu suas essências em 7 grupos distintos, vamos ver agora cada um desses grupos.

PRIMEIRO GRUPO: MEDO
  • Rock Rose: Par medos que geram pânico
  • Mimulus: Para medos concretos
  • Cherry Plum: Para extrema tensão, e medo do descontrole
  • Aspen: Para medos abstratos
  • Red Chesnut: Para medo e preocupações excessivas pelos outros.

SEGUNDO GRUPO: INCERTEZA E INSEGURANÇA
  • Cerato: Para falta de confiança em seu próprio julgamento
  • Scleranthus: Para dúvida constante
  • Gentian: Para pessimismo, falta de fé e depressão com causa conhecida
  • Gorse: Par falta de fé e desespero
  • Hornbeam: Para exaustão e cansaço mais mental do que físico
  • Wild Oat: Para falta de clareza com seus objetivos, insatisfação.

TERCEIRO GRUPO: FALTA DE INTERESSE PELAS CIRCUNSTÂNCIAS ATUAIS
  • Clematis: Para sonhadores, pessoas que vivem no futuro
  • Honeysuckle: Para quem vive no passado, remorso
  • Wild Rose: Para resignação, apatia
  • Olive: Para exaustão e sobrecarga física e mental
  • White Chestnut: Para pensamentos culminantes
  • Mustard: Para angústia, melancolia
  • Chestnut Bud: Para quem não aprende com as experiências, repetição de padrões.

QUARTO GRUPO: SOLIDÃO
  • Water Violet: Para quem se sente superior, isolamento
  • Impatiens: Para impaciência pelo ritmo do outro e das coisas
  • Heather: Para carência afetiva, egocentrismo.

QUINTO GRUPO: SENSIBILIDADE EXCESSIVA A INFLUÊNCIAS E OPINIÕES
  • Agrimony: Para ansiedade mascarada por alegria
  • Centaury: Para pessoas submissas, com vontade fraca, não conseguem dizer não
  • Walnut: Para manter a individualidade e para fases de transição
  • Holly: Para raiva, ciúme.

SEXTO GRUPO: PARA O DESALENTO OU DESESPERO
  • Larch: Para antecipação do fracasso
  • Pine: Para culpa e raiva de si mesmo
  • Elm: Para exaustão, inadequação ao momento
  • Sweet Chestnut: Para extrema angústia, pessoas que chegaram ao limite do desespero
  • Star of Bethlehem: Para traumas físicos e emocionais
  • Willow: Para sentimento de vítima, ressentimentos
  • Oak: Para compulsão pelo trabalho, estresse crônico
  • Crab Apple: Para auto-aversão, vergonha de si, é o depurador, antibiótico do sistema Bach.

SÉTIMO GRUPO: PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM O BEM ESTAR DOS OUTROS
  • Chicory: Para preocupação egoísta, manipulação
  • Vervain: Para entusiasmo excessivo, fanatismo
  • Vine: Para dominadores, pessoas que se acham "donas da verdade", pequenos tiranos
  • Beech: Para crítica excessiva, opiniões fixas
  • Rock Water: Para rigidez consigo mesmo, pessoas que buscam ser o exemplo.
OBSERVAÇÃO: Há ainda o Rescue Remedy, que é composto por Star of Bethiehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis. É considerado um remédio e não deve ser tomado de forma rotineira. É o remédio dos primeiros socorros, em situações emergenciais, físicas e emocionais. Não substitui o atendimento médico.

RELAÇÃO DAS 38 ESSÊNCIAS DOS FLORAIS DE BACH

Aqui, vou colocar as essências em ordem alfabética, para maior facilidade na localização.


Agrimony: Para problemas em geral, tormentos e preocupações. Ideal para aqueles que escondem seus sentimentos e preocupações de outras pessoas. Agrimony destrava a depressão e angústia, liberando o estado emocional que está preso dentro de si mesmo.

Aspen: Ajuda a nos trazer de volta à realização da Unidade. Bom para medos vagos, especialmente se não houver explicação concreta, maus pressentimentos, sentir medo de voltar a dormir por causa de pesadelos noturnos. Ideal para crianças que sentem medo de ficar sozinhas e tem medo de escuro.

Beach: Para aqueles que gostam de exagerar nos fatos e mania de julgar. Ajuda a pessoa a ser mais tolerante, compreensivo das diferenças individuais.

Centaury: Ajuda a dissolver a falta de iniciativa e a fraqueza em horas de decisões. Ajuda a pessoa a encontrar seu Eu interior, se tornar mais ativo e positivo.

Cerato: Ajuda a achar a nossa individualidade e a nos livrar de influências negativas vindas de fora. Ideal para aqueles que não sentem confidência e que estão perguntando pela opinião dos outros sempre.

Cherry Plum: É indicado para aqueles que sentem medo, afasta a ideia de suicídio e ajuda a controlar a ansiedade.

Chestnut Bud: Para aqueles que nunca aproveitam as oportunidades. Também para aqueles que continuam repetindo os mesmos erros, incapaz de aprender com as experiências de vida.

Chicory: Ajuda a combater o egoísmo e a possessividade. Ideal para aqueles que não conseguem ver nada de errado. Ajuda a compreender o amor como um sentimento natural.

Clematis: Ajuda a trazer a estabilidade, ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos nesse mundo. Também ajuda na falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais dispersos.

Crab Apple: Ótimo para limpeza interior. Ajuda a eliminar a idéia de obsessividade, liberando a pessoa para compreender que as desordens físicas têm início dentro de si mesma e ajudando-o a manter o controle para reverter situações que estão em desarmonia.

Elm: Para aqueles que esperam fazer alguma coisa de importante nessa vida e que é beneficial para a humanidade. Ideal para quem se sente sobrecarregado de responsabilidades denominados pela exaustão. Ajuda a reconhecer e respeitar os próprios limites físicos.

Gentian: Ideal para quem se sente sem coragem, precisando encarar as dificuldades como oportunidades de crescimento. Gentian ajuda a transformar nossas dúvidas, compreendendo-as. Também encoraja a enfrentar obstáculos e superar perdas ou afastamento de pessoas queridas, animais de estimação ou empregos.

Gorse: Ajuda a dissolver a desesperança e o desânimo daqueles que não confiam na própria força para reverter situações difíceis. Também ajuda a trazer coragem para continuar com a luta do dia a dia.

Heather: Para aqueles que estão preocupados por companheirismo, também para aqueles que sentem infelizes e sozinhos. Ajuda a acalmar o medo, dissolve a ansiedade e a mania de ficar falando o tempo todo só sobre si mesmo.

Holly: Para aqueles que se sentem atacados por pensamentos destruidores de inveja, ciúme ou qualquer outro tipo de sentimento negativo. Traz proteção contra as influências negativas vindas de fora. Indicado para quem costuma passar mal ao ver o sucesso dos outros e para quem desconfia de tudo e de todos.


Honeysuckle: Ideal para pessoas que gostam de viver no passado e estão ligados constantemente às memórias de perda de amigos ou parentes.


Hornbeam: Ajuda a trazer equilíbrio mental e físico, trazendo força para reativar suas tarefas. Traz força, poder e determinação para trabalhar.


Impatiens: Para aqueles que querem tudo sem nenhum atraso. Não conseguem ter paciência e não gostam de perder tempo. Ajuda a acalmar a irritação, tensão e alivia a dor.


Larch: Para aqueles que se consideram menos importante que os outros e incapazes de fazer qualquer coisa. Ajuda a trazer força e determinação para um crescimento forte e sadio. Também ajuda a dissolver o sentimento de inferioridade, desânimo e a falta de confiança no próprio valor.


Mimulus: Combate o medo de doenças, acidentes e dor. Ajuda a trazer confidência e felicidade.


Mustard: Traz suporte e estabilidade para aqueles que sentem tristeza e melancolia quase desesperada ou profunda depressão. Também indicado para os que pensam que nunca irão ser felizes. Mustard é o floral ideal para depressão sem explicação.


Oak: Ideal para aqueles que estão sempre batalhando com uma desabilidade crônica ou doença e que nunca aceitam derrota.


Olive: Para aqueles que sofrem fisicamente ou mentalmente, sentem exaustos por causa de alguma doença, dor ou batalha. Ajuda a renovar nossa força trazendo vitalidade. Elimina a fadiga, o esgotamento físico e mental, sendo bastante utilizado para períodos estressantes decorrentes de crises, separações e problemas de saúde.


Pine: Ajuda eliminar sentimento de culpa e a combater a baixa auto-estima. Ajuda a pessoa confiar nas próprias potencialidades e continuar com perseverança o seu trajeto de vida. Pine possui propriedades de limpeza, ajudando a limpar e clarear obstruções físicas e mentais.


Red Chestnut: Ajuda aqueles que sentem ansiedade pelos outros. Ajuda a acalmar a mente, o medo e a ansiedade. Dissolve a insegurança e traz coragem.


Rescue: Ajuda a alcançar o equilíbrio natural do ser humano. Rescue é conhecido como o floral de emergência. Dissolve o medo, desespero, agonia e confusão mental, especialmente em situações de choque, traumas e estresse. Também pode ser usado em tratamento de insônia.


Rock Rose: Para casos onde não há saída. Encoraja aqueles que precisam enfrentar situações difíceis e correr riscos. Ideal para quem treme ao enfrentar situações inesperadas ou difíceis, ou mesmo para os que tem medo de viajar. Ajuda a tranquilizar o sono e combate o medo noturno.


Rock Water: Recomendado para aqueles que são muito exigentes com a maneira em que vivem e não se permitem aproveitar a vida porque precisam preservar a própria imagem de modelo e perfeição. Ajuda a dissolver a tensão que fica acumulada nas juntas e nos músculos.


Scleranthus: Para aqueles que tem dificuldade em decidir entre duas coisas. Traz claridade e abre a percepção.


Star of Bethlehem: Ajuda a clariar a mente, limpando o inconsciente de choques ou traumas físicos e emocionais, especialmente em casos de acidentes ou perda de alguém querido. Alivia traumas, dor e tensões.


Sweet Chestnut: Ajuda a pessoa a encarar a verdade e efetuar mudanças importantes para seguir adiante.


Vervain: Para aqueles que tem ideias e princípios fixos e não gostam de mudanças. Ideal para combater o estresse.


Vine: Ajuda a dissolver a arrogância, a inflexibilidade e a sede de poder. Traz confidência e habilidade.


Walnut:


Water Violet: Para aqueles que precisam tomar decisões sérias na vida. Também para aqueles que gostam de fazer as coisas de seu próprio jeito e gostam de ficar sozinhos.


White Chestnut: Ajuda a acalmar e clarear a mente, ajudando a pessoa a controlar pensamentos obsessivos. Combate dor de cabeça, irritabilidade e a depressão.


Wild Oat: Para aqueles que tem ambições altas na vida e que gostariam de ganhar mais experiência e aproveitar mais a vida. Dissolve o desânimo e a depressão.


Wild Rose: Ajuda a dissolver a exaustão, a falta de vontade de lutar pelo que quer.


Willow: Ajuda a curar ressentimentos, amargura e combate a negatividade. Ajuda a pessoa a assumir mais responsabilidades e não culpar os outros pelas coisas que acontecem.