Meridianos

MERIDIANOS 


Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa. Estes canais, são citados abundantemente na literatura chinesa. Como por exemplo no "NEI CHING", atribuído a Huang Ti, em mais ou menos 500 a.C.
* Na grande circulação: Cada órgão energético da teoria Zang-Fu, representa um espécime Yin e Yang de cada um dos cinco elementos. Assim sendo temos 10 meridianos pares em cada lado do corpo, para cada elemento. O elemento fogo apresentará mais dois meridianos pares, um Yin: Circulação Sexo (CS), também conhecido como pericárdio (PE) e um Yang: Triplo Aquecedor (TA). Assim sendo, perfazem estes 12 meridianos.
** Temos também a pequena circulação com dois vasos ímpares (vasos maravilhosos). Um Yang, chamado de Vaso Governador (localizado sob os processos espinhosos dorsalmente) e outro Yin chamado Vaso da Concepção (Região Ventral ao longo da linha meridiana).
  • Sistemas de canais que percorrem o corpo;
  • Promovem o fluxo do qi ao longo do corpo;
  • São doze;
  • São pares;
  • Cada um relacionado a um órgão ou víscera específica.
Existem várias formas de classificar/agrupar os meridianos, dependendo dos pontos de referência relacionados. Como por exemplo:
  • Meridianos Yin ou Yang;
  • Meridianos principais, também conhecidos por regulares. Existem em pares (bilaterais - um para cada lado direito/esquerdo do corpo). São em número de 12 pares. Eles são relacionados com órgãos, vísceras ou funções. Existe ainda uma classificação dos elementos chineses, metal (ar), água, madeira, fogo e terra;
  • Meridianos extraordinários, também conhecidos por Vasos Maravilhosos, particulares, curiosos ou estranhos. São em número de 8;
  • Meridianos distintos. São em número de 12;
  • Meridianos tendinos-musculares. São em número de 12;
  • Vasos Lo longitudinais e transversais.
OS MERIDIANOS E SUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS

Meridianos: Grande Circulação: (12 Meridianos)
  • Meridiano dos pulmões: Yin / metal;
  • Meridiano do intestino grosso: Yang / metal;
  • Meridiano do intestino delgado: Yang / fogo;
  • Meridiano do estômago: Yang / terra;
  • Meridiano da bexiga: Yang / água;
  • Meridiano da vesícula biliar: Yang / madeira;
  • Meridiano dos rins: Yin / água;
  • Meridiano do baço e pâncreas: Yin / terra;
  • Meridiano do fígado: Yin / madeira;
  • Meridiano do coração: Yin / fogo;
  • Meridiano do pericárdio: Yin / fogo;
  • Meridiano do triplo aquecedor: Yang / fogo.
Pequena Circulação:
  • Vaso Governador (Yang) - Vaso da Concepção (Yin).
A GRANDE CIRCULAÇÃO DE ENERGIA
PULMÃO - P
Absorção da energia Ki do ar - que vai ser transmitida ao organismo através da circulação. Resistência a intrusões externas (físicas e psicológicas) - vias respiratórias capturam corpos estranhos em muco, não permitindo que penetrem no organismo. Relacionamento mundo interior/exterior. Purificação do organismo através da exalação (eliminação de gases). Órgãos relacionados: pulmões, vias aéreas e pele (que também respira). Relaciona-se com angústia e pranto.

INTESTINO GROSSO - IG
Absorção de líquidos. Auxilia na função dos pulmões - água é adicionada no oxigênio tornando-o líquido antes dele ser absorvido pelo sangue. Eliminação  de resíduos sólidos (do corpo), e psicológicos (da mente - negatividade, insatisfação, etc.). Elimina estagnação da energia Ki. Relaciona-se com a tensão emocional e atua nas doenças da parte superior do tronco.

ESTÔMAGO - E
Digestão - transformação (recepção e decomposição) de alimentos; controla mecanismos do apetite - buscar o que necessitamos. Relacionado ao funcionamento do esôfago, estômago e duodeno. Relacionado aos ovários, lactação e ciclo menstrual.
Atua sobre o psiquismo, digestão mental, sobre as ideias, capacidade de concentração mental. Relaciona-se com as doenças da parte frontal do tórax.

BAÇO-PÂNCREAS - BP
Fermentação e digestão de alimentos - responsável por secreções digestivas, como a saliva, o suco pancreático e etc. Relacionado à fadiga e ansiedade psicológica - capacidade de "digerir" o conteúdo da vida. Também relacionado às funções sexo-urinárias e ao ciclo menstrual - secreção de hormônios sexuais.

CORAÇÃO - C
Absorção de informações - nutrição psíquica-espiritual. Controla espírito e emoção, vivacidade e afetividade. Expressão verbal. Riso, alegria de viver. Controla energia psíquica (consciência, inteligência), e a partir daí todo o corpo-mente. Relacionado ao coração e vasos sanguíneos. Distúrbios cardíacos, pressão arterial.

INTESTINO DELGADO - ID
Absorção de nutrientes - nutrição física. Separa "puro do impuro" (nutrientes e resíduos). Relacionado à circulação sanguínea - (nutrientes absorvidos entram na circulação sanguínea). Atua nos inchaços do rosto, dores na nuca no cotovelo e também na surdez.

CIRCULAÇÃO-SEXO - (Mestre do Coração) - CS
Controle de líquidos do corpo (sistema sanguíneo - circulação principal). Suplementa e protege função do meridiano do Coração. Relacionada ao sistema respiratório. Por intermédio da circulação sanguínea, controla alimentação e proteção (através de anticorpos) das células do corpo.

TRIPLO AQUECEDOR - TA
Controle de líquidos do corpo (sistema linfático e sanguíneo - circulação periférica), controle da temperatura do corpo. Suplementa ação do meridiano do Intestino Delgado. Através da circulação de nutrientes/energia, relaciona-se com órgãos e controla funções orgânicas: aquecedor superior relacionado aos órgãos do tórax (função cardio-respiratória); aquecedor médio aos da área do pléxo solar (função digestiva); e aquecedor inferior aos da região do baixo-ventre (função gênito-urinária)

BEXIGA - B
Armazenagem e eliminação da urina (complementando e auxiliando a função dos rins). Relacionado ao sistema nervoso autônomo - em especial ao sistema simpático, e assim a todas as funções orgânicas. Ligado aos órgãos genitais e urinários.

RIM - R
Filtra o sangue, purificando-o e produzindo a urina - mantendo o equilíbrio e a proporção correta de líquidos no organismo. Relacionado ao sistema glandular endócrino - controlando a energia e vitalidade do corpo e o equilíbrio psicológico. Ligado à produção de hormônios sexuais e da adrenalina. Relacionado à vontade, decisão, segurança, instinto de sobrevivência e evolução. Também relacionado aos cabelos, a audição e aos ossos.

VESÍCULA BILIAR - VB
Equilíbrio da energia total do corpo - agindo através do controle de secreções e hormônios como a bílis, insulina e hormônios secretados pelo duodeno, e da distribuição de nutrientes ao organismo. Atua na digestão - metabolismo de gorduras. Relacionado ao processo de decisões sobre situações práticas

FÍGADO - F
Armazena nutrientes e energia, liberando-os no momento necessário - tem uma função de planejamento energético. Desintoxicação do sangue para manutenção da energia física. Atua na digestão - produção da bílis. Relaciona-se com os músculos, a visão, a irritação e a cólera.

A PEQUENA CIRCULAÇÃO DE ENERGIA
Tem função reguladora sobre a grande circulação de energia:
  • Recebe todo excesso de energia da Grande Circulação;
  • Supre a Grande Circulação em vasos de carência energética.
VASOS DO GOVERNO - VG
Está relacionado com o sistema nervoso central e comanda os meridianos Yang.

VASOS DA CONCEPÇÃO - VC
Está relacionado com as funções geniturinárias, digestiva e cardiovasculares e comanda os meridianos Yin.