Os quatro pilares da magia



OS QUATRO PILARES DA MAGIA


QUERER   -   SABER   -   OUSAR   -   CALAR

São esses os quatro pilares que regem um mago. Estando equilibrado nestes quatro pilares de maneira verdadeira, é possível erguer sua torre para que ela atinja o esplendor dos céus. Tudo que lhe basta são estes quatro pilares verdadeiramente aplicados. Mas afinal, que significam eles?   Vamos lá então,

QUERER: Origina-se do latim quaero, -ere, procurar, buscar, perguntar, informar-se, procurar obter, pedir, e tem como significados: Ter a vontade ou a intenção de, desejar, amar, estimar, procurar, poder ( falando de coisas ). ( Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ). 
Vejam só vocês que interessante. Esta mesma palavra define Vontade e Desejo, Amor e Estima, e até Poder. Será que quando definiram este pilar os Grandes Magos também procuraram no dicionário?.

Querer é Poder, já diz o dito popular, e realmente o é. Porém é preciso querer com tamanha intensidade e devoção que se chegue a sentir que já se tem. E então, efetivamente teremos.

Querer dentro dos pilares da Alta Magia, trata de Thelema, A Vontade Crística, Consciente, e no caso do trabalho interno daquele que deseja tornar-se um Mago, trata-se de provar para seus iniciadores que é sim digno de tais conhecimentos. Conhecimentos que não são entregues a qualquer homem.

SABER: Origina-se do latim sapere, ter sabor, conhecer, e significa possuir o conhecimento de, não ignorar, Estar habilitado para, Ser capaz de. ( Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ).

Como posso saber antes de me tornar um mago?. Como posso "possuir o conhecimento de" algo que ainda estou buscando?. É muito mais simples do que você imagina: Saboreie este conhecimento, sinta-o em sua essência, sinta-se parte dele, não ignore-o, e, principalmente, habilite-se para este conhecimento.

Definitivamente, Eliphas Levi, Paracelso e outros grandes nomes da Alta Magia do passado usavam dicionários. Percebem como o ensinamento esta às claras para qualquer um?. Basta habilitar-se a possuir o conhecimento e, por consequência, você estara afinizado com este pilar da Alta Magia.

OUSAR: Infelizmente não pude encontrar o significado original do latim desta palavra, mas então usemos seu significado atual, em português, pois este já nos é muito bem vindo: Atrever-se a, empreender com ousadia. ( Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ).

Ser ousado. Quando se QUER verdadeiramente atingir o grau de Mago, quando se SABE buscar o grau de Mago, é preciso ainda OUSAR atingir o grau de Mago. E aí temos o significado do terceiro pilar da Alta Magia.

Ninguém atinge nada apenas por querer e ouvir falar deste objetivo. É preciso Obrar. Um Mago se prova em atos, não em palavras. Como diria um Grande Mago, o poder da Oração está em Orar+Ação, Orar é falar, pedir, requisitar; Ação é agir, fazer o necessário para que aquilo que se quer possa cumprir-se.

Portanto, para a neófito, Ousar é buscar de qualquer forma capacitar-se aos conhecimentos da Alta Magia. E como é, acima de tudo, agir, além de capacitar-se aos conhecimentos da Alta Magia é preciso praticá-los a todo o instante.

CALAR: Do latim callare, baixar a voz: Não falar, Penetrar, Não dizer, Encetar ( iniciar ). ( Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ) .

Vejam só vocês, estamos descobrindo que o dicionário não é só o pai dos burros, mas também dos Magos!. Aposto que ninguém lendo este texto havia procurado o significado de calar, afinal calar é silenciar, simplesmente.

Realmente podemos ver que calar é silenciar, mas é também penetrar e iniciar. Um Grande Mago sabe que há conhecimento em tudo, e portanto vai sempre a fundo. Aliás, é justamente disso que se trata calar. Significa penetrar o conhecimento, e dar início as suas práticas, além é claro, de não falar a respeito dele para aqueles que não estão harmonizados nos quatro pilares sustentadores do verdadeiro Mago.

Calar é também, segundo o mesmo dicionário, reprimir, conter, colocar em lugar próprio. Ou seja, conter-se e guardar os conhecimentos da Alta Magia para aqueles aos quais este conhecimento é próprio, aqueles dignos do conhecimento.

QUERER   -   SABER   -   OUSAR   -   CALAR

Alguns Grandes Magos foram além e deram grandes lições para outros Magos concentrando-se apenas nestas quatro palavras, como Jorge Adoum, o Mago Jefa, ao dizer: "É preciso Querer para Saber, é preciso Ousar para Calar".

Ou outro autor que não desejou revelar-se ao dizer: "Ousar Querer e Saber Calar". Pode parecer uma frase muito simples para quem não tem olhos para ver, mas o nível de ensinamentos contido em Ousar Querer e Saber Calar é indescritível.

Escrito por: Mikhael Narduci.